domingo, 28 de dezembro de 2008

Final de Ano... - Por: Lígia Rosso

O final de 2008 se aproxima, faltam poucos dias e horas... Junto com a contagem regressiva (5,4, 3, 2...1!!) irão embora também velhas expectativas, antigos sonhos, pequenos ou grandes projetos não realizados. Ficam para trás os telefonemas não dados, os livros não lidos, os momentos não vividos, o amor não manifestado. Também se registram nas páginas do tempo as alegrias vividas, os encontros inesperados, as vitórias alcançadas. Tudo isso faz parte de nossa memória interior, mais um ano que se vai do calendário da vida, mas que deixará marcas, boas e ruins, dentro de cada um de nós. Cada pessoa sabe de sua dor, de suas preocupações, de sua paz interior e de suas decepções. No palco da vida, a cada ano que passa, representamos nosso papel, uns de maneira mais verdadeira, outros, nem tanto.
Se as coisas em 2008 não foram exatamente do jeito que se desejava, não há porque temer o próximo ano... Tudo tem uma razão e um momento certo. Muitas vezes o parecia ser o maior sonho ou conquista de nossa vida, perde o encanto quando exposto à luz da verdade. Aquele amor que parecia dar certo e não deu. O emprego que poderia ser o início de uma nova fase na vida, mas na realidade não é bem assim, aquela amizade de tanto tempo que, repentinamente, se transformou em algo distante... Enfim, nem sempre a vida será do jeito que a idealizamos. De fato nos iludimos muito, criamos expectativas e nos frustramos demais. Já escrevi um texto sobre expectativas no meu blog e acredito que esse seja um dos erros fatais e mais humanos que existem: criar expectativas em relação ao outro, em relação a nós mesmos, a tudo enfim...
Mais impressionante é saber que o mundo não vai esperar a gente se recompor de cada desilusão. É preciso levantar da queda, respirar fundo e seguir em frente. Isso pode até nos fazer sofrer, mas, ao mesmo tempo, nos tornará mais fortes interiormente. A cada queda ou fracasso ressurgimos mais renovados e já não será tão fácil assim nos derrubarem da próxima vez. A isso damos o nome de experiência. E só adquire experiência quem se arrisca a viver. Pessoas acomodadas em seu mundinho de faz de conta não evoluem, nada aprendem simplesmente porque não arriscam.
Portanto, desejo que neste novo ano que se aproxima, possamos viver intensamente o hoje, pois é no tempo de agora que podemos captar toda a energia do universo e as experiências necessárias para nossa evolução. É vivendo cada dia plenamente que conseguiremos ir construindo o futuro. Na realidade, o passado já fez o que precisava, nos ensinou o que era importante e o futuro será página em branco se não houverem ações no agora. O mundo precisa de amor e de verdade. Nossa geração, em especial, está mergulhada num mar de ilusão e de sentimentos efêmeros que geram depressões e ansiedade. Que em 2009 possamos ser verdadeiros em tudo que fizermos e que a humanidade saiba que suas atitudes no agora refletirão por todos os dias que virão.
Em 2009, seja feliz e faça as pessoas que você ama felizes também!
Boas festas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...