domingo, 10 de agosto de 2008

Minhas preocupações...


Sinceramente, estou muito preocupada. Se eu fizesse uma lista de todas as minhas preocupações esse texto se tornaria algo preocupante! Me pergunto: por onde anda a sensibilidade humana, o carinho, a gentileza, enfim...aquelas caracterísitcas que nos diferenciam dos animais em geral?
Tenho observado com mais criticidade o mundo ao meu redor e estou me decepcionando muito... Não, não quero que o mundo seja do jeito que eu desejo, ou aquilo que considero certo ou ideal. Jamais. As pessoas são diferentes, os gostos e sonhos também, e isso é ótimo, isso é a diversidade que dá graça à vida!
Estou falando de humanidade, bom senso, respeito aos sentimentos alheios, a famosa empatia. Cada vez mais me deparo com gente que só pensa em si mesmo, que é capaz de passar por cima dos sentimentos dos outros para conseguir o que quer. Também estou preocupada por perceber, a cada dia que passa, que temos medo de amar. É difícil encontrar alguém que assuma um relacionamento - seja ele entre amigos ou enamorados. Muita gente está achando complicado ser leal ao seu companheiro ou companheira, aos amigos e amigas. Por conta desses medos todos, muitos relacionamentos humanos se perdem no tempo e espaço. Tudo é muito imediato e fugaz.
Pra que né pensar em tornar fortes os laços de amor e amizade, se é preciso viver intensamente? É essa a idéia que a mídia e a sociedade contemporânea nos vendem - 'viver intensamente' - e a gente compra sem analisar realmente o que isso significa. É incrível! É detestável e contestável ao meu ver.
Adoro viver intensamente sim, viver o hoje...mas construindo no agora os laços de amizade verdadeira (cada vez mais raros) que irão durar e se fortalecer pela vida inteira (assim espero!). Pessoas que procuram agir assim como eu, são consideradas utópicas, sonhadoras e tolas no mundo dito 'pós-moderno'. Mundo tão moderno e tão medieval ao mesmo tempo, pois milhares de pessoas ainda morrem de fome e de epidemias todos os dias nos países menos favorecidos. Puxa vida...minha preocupação agora é que esse texto ficará muito grande e você não o lerá. Por isso, fico aqui...eu e minhas preocupações. Eu e meus ideais de vida, apesar das decepções.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...